Morreu na madrugada desta segunda-feira (19) Paulo Roberto Martins, o Morsa, aos 78 anos. O comentarista, que trabalhou até 2021 na TV Bandeirantes foi vítima de problemas cardíacos.
De acordo com familiares, Morsa passou mal no último domingo (18) e precisou ser levado ao hospital, onde foi diagnosticado com um princípio de infarto. Ele passou por uma angioplastia na última segunda-feira (19) e não resistiu. A morte foi confirmada pela emissora TV Bandeirantes.
Morsa foi conhecido por seus comentários fortes
Morsa nasceu no dia 18 de janeiro de 1945, em Santos. Quando criança, estudou na mesma classe que os ex-zagueiros do Santos, Turcão e Joel Camargo. Portanto, começou sua carreira na Rádio Universal e foi plantão esportivo na Rádio Atlântica, já na Equipe Fórmula 1. No final dos anos de 1970, se transformou no comentarista mais polêmico da Baixada Santista.
Conhecido por seus comentários fortes, brilhou nas Rádios Atlântica, Cacique e na Super Cultura de Santos, onde atuou em 1983 e 1984, durante uma grande fase do Santos Futebol Clube. Também foi comentarista na Globo/CBN e trabalhou no Grupo Bandeirantes de Comunicação, entre 2014 e 2021, participando dos debate do ‘Jogo Aberto’. Em 2015, venceu o prêmio da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo como o melhor comentarista esportivo da TV Aberta.
Nos últimos anos, Morsa foi comentarista de Éder Luiz na Rádio Transamérica de São Paulo. Além de comentarista, Paulo Roberto Martins era um profissional atento ao mercado e sempre incentivou o lançamento de muitos jovens na profissão. Sendo assim, ele marcou época no rádio e TV de São Paulo e do Brasil por quase 50 anos.
Portanto, ao lado de Renata Fan, no Jogo Aberto, de Milton Neves, o santista protagonizou momentos divertidos para e grandes discussões com os corintianos Ronaldo e Doutor Osmar de Oliveira, falecido em 2014.
Nas redes sociais, recebeu muitas homenagens
Assim que a emissora anunciou o falecimento do comentarista, muitos amigos e companheiros de programa o homenagearam nas redes sociais.
– Paulo Roberto Martins. Vou admirar e idolatrar para sempre. Hoje, a vida levou você, meu amigo, para uma outra esfera. Mas a mesma vida nos brindou com um dos melhores comentaristas do Brasil, e um ser humano acima da média – escreveu Renata Fan no Instagram.
O apresentador Thomaz Rafael, da Rádio Transamérica, também falou sobre o amigo e companheiro de trabalho.
– Paulo Roberto Martins era sisudo no ar, mas leve e divertido fora dele. Incentivador do trabalho dos mais jovens, ótimo amigo, sem frescuras e nada politicamente correto (o que considero, hoje, uma grande virtude – e nisso concordávamos em gênero, número e grau). Vai fazer falta, Morsa! Muita luz ao querido amigo nessa passagem ao outro plano! E um abraço carinhoso ao Paulo Martins e toda família!
– Serei eternamente grato ao senhor pelo grande privilégio de todos os bons momentos que passamos juntos! Descanse em paz! Meu grande amigo Paulo Roberto Martins!! – escreveu o ex-goleiro Ronaldo Giovanelli.
Por fim, deixamos aqui nossos sentimentos à toda a família e amigos de Paulo. Ele foi um jornalista incrível e é inspiração para muitos.
Foto: Santos Futebol Clube