Durante a fase de preparação com o Flamengo, o atacante Gabigol recentemente contratou os serviços do advogado Bichara Neto para lhe ajudar no caso de antidoping. Este advogado defendeu Paolo Guerrero durante o processo de suspensão por doping perante os tribunais da Fifa em 2017. Entretanto, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) encontra-se em recesso até o dia 20 de janeiro.

O caso antidoping

Gabigol é alvo de denúncia pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem em 21 de dezembro, sob acusação de tentativa de fraude em um exame de controle antidoping. O incidente ocorreu em 8 de abril do mesmo ano, nas instalações do Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo. Sendo assim, a defesa ainda está avaliando se aproveitará o intervalo significativo entre o ocorrido e a formalização da denúncia em benefício de Gabigol.

Os advogados de defesa de Gabigol terão um prazo de cinco dias para apresentar recurso após a citação de Gabriel Barbosa, o que provavelmente ocorrerá com o retorno do recesso do tribunal, vinculado ao Ministério do Esporte. Posteriormente, um relator será designado para o caso, e em seguida, o julgamento no TJD-AD será agendado. Portanto, é importante ressaltar que Gabigol não está sujeito a suspensão preventiva.

Sobre a denúncia

O jogador do Flamengo enfrentará acusações de antidoping. A violação ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que aborda “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”. Em caso de condenação, o código estipula uma suspensão de até quatro anos. Dessa forma, o atacante é imputado por obstaculizar a realização do exame desde a chegada dos oficiais encarregados da coleta ao Ninho do Urubu, às 8h40 de 8 de abril. Com exceção de Gabigol, os demais jogadores do Flamengo realizaram o exame antes do treino das 10h.

Em manifestação após a notícia, Gabigol publicou nas redes sociais a seguinte mensagem:

“Obrigado pelo apoio, e principalmente por entenderem que há algum tempo tem acontecido notícias falsas sobre mim! Eu e minha família agradecemos o apoio.. E, sabendo que Deus está no controle e nos livrando de todo mal , amém ❤️🙌🏽.”

Os empresários do jogador, em nome de Gabriel Barbosa, também se manifestaram na ocasião:

“O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att, Staff Gabigol e família”.

E por fim, quer saber mais informações sobre o futebol feminino e masculino, nacional e internacional? Então, siga o Cruzou é Gol nas redes sociais, siteGoogle notícias e no canal do Telegram.

Foto: Divulgação/ Flamengo