Na noite desta quarta-feira (17), América-MG x Internacional deram início a uma das eliminatórias pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023, na Arena Independência. Em jogo decidido nos acréscimos e com mais uma derrota do Inter por 2 x 0, o América-MG sai em vantagem para passar de fase. O jogo foi tenso, com direito a gol anulado e 14 cartões distribuídos na partida, incluindo dois vermelhos aplicados ao Internacional.
1° tempo:
Com o ambiente praticamente neutro de um estádio vazio, o Inter se sentiu à vontade e começou a pressionar. Aos cinco minutos, Mauricio recebeu passe de Bustos e cruzou para Alan Patrick fazer o gol, mas Pasinato fez uma grande defesa. A bola foi mal afastada na cobrança de escanteio. Baralhas tocou para Alemão que devolveu para Wanderson. O goleiro defendeu, de novo, o chute certeiro.
Se parecia que os lances iriam animar o Inter ou fazer o América-MG responder, nada disso aconteceu. Não houve perigo até os 16 minutos, quando Thauan Lara se enroscou com um mineiro, mas o árbitro apitou falta e deu cartão ao lateral, justificando com uma cotovelada que as imagens da TV mostraram claramente que não era o caso. A infração não deu em nada porque a cobrança foi afastada pela defesa.
Uma sequência de falhas da defesa do Inter quase deu o gol ao América. Começa com Keiller usando a perna em vez de defender com as mãos e cedeu um lateral. Danilo Avelar, que fez um cruzamento lento, levou a bola ao segundo poste da cobrança. Mateus Gonçalves conseguiu estender a mão e rolar a bola para dentro. Breno tentou terminar o carrinho, mas estava atrasado.
Depois disso, o primeiro tempo chegou ao fim com o Inter segurando o jogo tendo quase 70% de posse de bola, algumas discussões entre jogadores, treinadores e árbitro e zero chances de gol.
2° tempo:
Entretanto, o segundo tempo começou com uma mudança de comportamento por parte do América. Em dois minutos, Moledo quase desviou para a área na própria goleira, cabeceando por cima da trave. Sem reação, Mano fez duas alterações aos 10 minutos. Ele tirou Thauan Lara e Baralhas, colocou Nico Hernández e De Pena.
O Inter levou 14 minutos para chutar no gol. Um erro de saída de bola do América virou passe para Wanderson. Passou pela defesa, driblou os zagueiros e chutou do lado de fora para a rede.
Aos 17, a torcida gaúcha viveu os dois extremos para um torcedor. Alan Patrick ganhou do zagueiro e passou para De Pena. O uruguaio cruzou, Mauricio correu, se livrou do adversário e fez o gol. No entanto, a festa foi interrompida por um chamado do VAR. O árbitro, que estava perto do lance, revisou a cena. Ele não só anulou o gol, como expulsou Alan Patrick (que recebeu o cartão amarelo no primeiro tempo).
Posteriormente, um chute de Benítez na área encontrou Alê. De Pena cobriu e o jogador do coelho caiu. O árbitro marcou pênalti. Aos 47, Aloisio Boi Bandido converteu: 1 x 0 para o América. Aos 56 minutos, veio mais uma falha da defesa colorada e Bustos fez uma falta que resultou em mais um pênalti. O árbitro foi ao VAR para conferir o cartão. Ele voltou e expulsou o lateral colorado. Aos 61, Aloísio bateu da mesma forma e garantiu a vantagem: 2 x 0.
América-MG x Internacional: Próximos jogos
Na sequência, pela partida de volta da Copa do Brasil, marcada para o dia 31 de maio, América-MG x Internacional voltam a se encontrar, dessa vez no Beira-Rio, na capital gaúcha. A vantagem de dois gols garante ao lado verde a mordomia de poder empatar ou até perder por até um gol de diferença, que mesmo assim estará classificado para as quartas de final da Copa do Brasil.
Mas antes disso, o América-MG encontra o Fortaleza no sábado (13) na Arena Independência e o Inter tem o clássico Gre-Nal neste domingo (14), na Arena OAS.
Foto: Mourão Panda / América Mineiro/Divulgação