Abel Braga foi uma das figuras fundamentais do Vasco da Gama com a SAF na primeira divisão do Brasileirão. A lenda do futebol nacional trabalhou pela primeira vez como diretor técnico após a aposentadoria como técnico em 2022. Em entrevista exclusiva ao Cruzou é Gol, Abel comentou sobre a experiência no cargo e os bastidores do Vasco em 2023.

 Abel fez questão de ressaltar a importância de Paulo Bracks em 2023 e elegeu o ex-executivo do Vasco como o melhor da profissão pela série de fatores externos que o Vasco atravessou, tais como: eliminação da Copa do Brasil e o começo turbulento no Brasileirão.

Aprendizado como diretor técnico

Inicialmente, Abel Braga comentou sobre o trabalho como diretor técnico do Vasco em 2023. O multicampeão usou a palavra aprendizado para falar da experiência na nova função que desenvolveu no Vasco e a relação que teve com as duas comissões técnicas comandadas por Maurício Barbieri e Ramón Díaz.

“O meu primeiro ano como diretor técnico foi um aprendizado, minha interação foi ótima com a do Barbieri e também com a do Ramón Díaz. Na do Ramón estive muito ausente e, como estava praticamente ausente, eu ia uma ou duas vezes por semana devido à cirurgia de ciático, onde coloquei dez parafusos e estava de licença médica”, disse Abel, que seguiu comentando sobre a nova função

“Porém, trabalhando pelo telefone e conversando com as pessoas, ontem acabou o sofrimento, muito sofrimento, trabalho daquelas pessoas do departamento de futebol e tenho que ressaltar uma pessoa que é o Paulo Bracks“, afirmou o ex-dirigente do Vasco da Gama

Abel Braga elogia o trabalho de Paulo Bracks e afirma que a demissão foi injusta

Na sequência, Abel Braga revelou os bastidores que Paulo Bracks assumiu no Vasco da Gama e disse que o diretor foi injustiçado pelas condições que assumiu o clube em 2022 e deixou em 2023. Braga foi além dizendo que Bracks é o melhor do Brasil devido aos fatores externos que aconteceram no clube em 2023.

” A 777 colocou ele no cargo ano passado faltando 8 a 10 jogos para acabar a Série B, botou na primeira divisão. A subida foi, como agora, chorada e sofrida. Em janeiro, mudou completamente o time, o único jogador que ficou como titular daquele grupo que subiu foi o Pec. Ele contratou Ivan e Jardim, dois ótimos goleiros, apesar do Ivan não ter jogado é ótimo. Pumita que jogou Copa do Mundo no Qatar pelo Uruguai, Léo do São Paulo, Piton do Corinthians, Jair do Atlético-MG e Pedro Raul., O Pedro Raul foi considerado o melhor atacante do brasileiro”, salientou Abel Braga que seguiu comentando sobre os fatores externos.

“Então, todo mundo ficou entusiasmado, contratou o Barbieri e seguiu o trabalho. Primeiro jogo, vitória contra o Atlético-MG fora e empate com o Palmeiras no Maracanã, mas tudo acima da expectativa. Mas, simplesmente a equipe deixou de dar liga,veio uma eliminação horrível para o ABC na Copa do Brasil, nos pênaltis. Ali não conseguiu mais se ajeitar, por mais que nós e o Paulo tenhamos segurado a comissão, chegou um momento que não deu! – Disse Abel Braga, que elogiou o trabalho de Bracks e comentou da injustiça cometida com o dirigente. – Abel seguiu defendendo o dirigente: 

“Aí você vê o acerto dele, teve que fazer outro time na janela que se abriu no meio do ano, trouxe o Ramón com outra comissão. Contratou o Capasso, Maicon, Medel, o lateral-esquerdo do Atlético-GO, ótimo jogador( Jefferson), uma defesa praticamente completa. Trouxe Paulinho, Praxedes, Vegetti, Sebastián, Rossi e Matheus Carvalho, então você vê que ninguém trabalhou mais que esse cara no Brasil nessa função, de um time que montou e não deu liga ele teve que montar outro time e ta aí, o time se salvou.

“O time que queira ou não, claro que passa pela comissão técnica, que se entregava de corpo e alma a cada jogo e cara o Paulo tem uma participação muito grande nessa manutenção. Paulo é um cara muito bom no que ele faz, correto. Eu fiquei muito surpreso, fiquei sabendo disso hoje pela manhã, acordei leve e ele me liga e diz: – Fui demitido! Eu disse: O que?!  Então, acho que mesmo estando de licença médica, ele saindo, eu saio junto e teria essa possibilidade, ela é real” frisou Abel

Possível ida para o Internacional em 2024

 “Caso o Roberto Melo ganhe a eleição de ir para o Inter. Agora tô totalmente livre, futebol a gente nunca sabe o futuro, mas ele ganhando a eleição volta também o D’ALessandro. Nós mantivemos contato e vai ser um momento de felicidade, é um clube que tenho 7 passagens e agora passando como diretor, tudo indica que ali será meu último clube na área esportiva, para mim vai ter um peso muito grande por essa relação que tenho com o Internacional” Lembrou o multicampeão com o Inter

Abel afirma que Paulo Bracks foi injustiçado

“Eu quero deixar claro, que foi muita injustiça que fizeram com o Paulo. Conheço todos eles, tem muita gente boa nesse país nessa função, mas ninguém trabalhou tanto como ele nesse ano do futebol brasileiro, foi incansável! Uma dedicação incrível e eu saio lamentando profundamente essa demissão inesperada” finalizou Abel Braga

Quer saber mais sobre o futebol feminino e masculino, nacional e internacional? Nos siga nas redes sociais, siteGoogle notícias e no canal do Telegram.

Crédito da imagem: Vasco da Gama