A triatleta brasileira Luisa Baptista, de 29 anos, foi atropelada durante um treino na manhã deste sábado (23) e está internada em estado grave na Santa Casa de São Carlos (SP). Ela representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, neste ano. A triatleta natural de Araras (SP) foi campeã no individual e na categoria mista, ao lado de Manoel Messias, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019.
O atropelamento de Luisa Baptista
De acordo com a Polícia Civil, Luisa foi estava na bicicleta treinando na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), no distrito de Santa Eudóxia, quando foi atingida na traseira por uma moto. O motociclista foi socorrido com ferimentos médios e levado para Santa Casa de São Carlos. Já Luisa, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), teve vários ferimentos, fraturas na tíbia e fêmur e precisou ser intubada. Portanto, o boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal culposa, quando não há intenção.
Portanto, Luisa Baptista, que estava sozinha na pista simples no momento do acidente, sem acostamento, sofreu politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e na perna direita. Dessa forma, a Polícia Civil vai investigar as causas do acidente. A perícia esteve no local logo após o ocorrido.
Comunicado do Sesi
Ainda no sábado, o SESI São Carlos, onde Luísa atua, enviou uma nota. Veja abaixo.
“Informamos que a atleta de Triatlhon Luísa Batista, da equipe do SESI São Carlos, sofreu um acidente quando estava em treinamento na manhã deste sábado, 23 de dezembro, numa estrada no distrito de Santa Eudoxia. Com informações atualizadas, segundo a perícia policial, foi constatada, no momento do acidente, o envolvimento de uma moto, que se chocou com a bicicleta. Luísa segue internada na Santa Casa de São Carlos. O SESI São Carlos está prestando toda a assistência à atleta e sua família.”
O estado de saúde de Luisa Baptista
A Santa Casa de São Carlos (SP) atualizou, na manhã deste domingo (24), o estado de saúde da triatleta campeã pan-americana Luisa Baptista. De acordo com o hospital, ela passou por cirurgia para estabilização das fraturas à tarde. Neste domingo, ela amanheceu sem complicações, mas segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
– Luisa amanhece sem novas complicações. Permanece sob cuidados intensivos sem necessidade de novas intervenções cirúrgicas no momento. A coagulação e o pulmão agora são os órgãos e sistemas mais afetados e que demandam mais atenção. Luisa permanece em estado grave – diz o boletim médico das 6h.
COB se solidariza com a triatleta
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) se manifestou por meio de suas redes sociais sobre o acidente envolvendo a triatleta. Dessa forma, o órgão desejou um boa recuperação à Luisa, que foi ouro no Pan de 2019 em Lima, e esteve no Pan de Santiago neste ano e nas últimas Olimpíadas, em Tóquio.
– O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Babptista, campeã pan-americana em Lima 2019 e atleta olímpica em Tóquio 2020, após grave acidente na manhã deste sábado. Força Luisa! Estamos com você – escreveu a entidade.
Acima de tudo, nós do Cruzou é Gol desejamos melhoras à atleta! Por fim, confira todas as notícias do mundo esportivo aqui no Cruzou é Gol. Para acompanhar tudo, siga nosso site no Google Notícias e no grupo do Telegram.
Foto: Wander Roberto/ COB