Um dos maiores campeões de títulos do Brasil, e o maior vencedor de taças internacionais, o São Paulo Futebol Clube passa por uma reformulação em sua comissão técnica, após a recente demissão de um dos maiores ídolos como goleiro, Rogério Ceni. Com o fim de relembrar as glórias do Tricolor Paulista, vamos listar cinco grandes técnicos que fizeram parte da trajetória de troféus e que ficaram marcados na história do clube e no coração dos torcedores.

Maiores técnicos do São Paulo

1.º – Telê Santana

2.º – Muricy Ramalho

3.º – Paulo Autuori 

4.º – Rubens Minelli

5.º – Cilinho 

5- Otacílio Pires de Camargo – Cilinho

Cilinho teve uma passagem marcante, conquistando o Campeonato Paulista de 1985, no denominado “Menudos do Morumbi”. A saber, implantou um estilo de jogo que ficou conhecido como “Futebol Arte”, e também ajudou a formar uma geração de jovens jogadores que se tornariam ídolos do clube, como Silas, Müller e Sidney. Com isso, pelo Tricolor Paulista, ainda levantou a taça do Campeonato Paulista de 1987. Ele faleceu em 2018, deixando um legado de inovação e ousadia no futebol brasileiro.

4 – Rubens Minelli

Rubens Minelli, considerado um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, com uma carreira marcada por conquistas e inovação tática. Minelli levou o brasileiro, comandando o São Paulo em 1977, sendo ele o grande responsável pelo primeiro título de campeão nacional do Tricolor Paulista.

3 – Paulo Autuori

Autuori comandou o São Paulo em duas passagens, e em ambas foi muito bem-sucedido. Em abril de 2005, foi chamado para ocupar a vaga deixada por Emerson Leão, assim, levou a equipe a dois importantes títulos: tricampeão da Libertadores e do Mundial.

Paulo Autuori, técnico do São Paulo FC, durante a segunda partida contra o Corinthians, válida pela final da Recopa Sul-americana 2013.

2 – Muricy Ramalho

Muricy, leva o tricolor no coração desde quando era jogador. No início de 2006, assumiu o comando técnico do São Paulo, e iniciou sua linda e vitoriosa trajetória no seu amado clube. Assim, permaneceu até 2009, trazendo o tricampeonato consecutivo do Brasileirão. Dessa forma, atualmente Muricy atua como coordenador de futebol do Tricolor, função com a qual já obteve mais um título: Campeão Paulista de 2021.

1-Telê Santana

O maior técnico e ídolo do São Paulo, escreveu uma das maiores e vitoriosas trajetórias do clube. Nesse sentido, Telê esteve no comando técnico do São Paulo ao conquistar: dois Campeonatos Paulista – 1991 e 1992, um Troféu Tereza Herrera – 1992, Troféu Ramon de Carranza – 1994, Brasileirão – 1991, uma Copa Conmebol – 1994, duas Libertadores da América – 1992 e 1993, uma Supercopa da Libertadores – 1993, duas Recopas Sul-Americanas – 1993 e 1994 e dois Mundiais Interclubes – 1992 e 1993. O treinador faleceu em 2006, aos 74 anos e seu nome é entoado até hoje pelos são paulinos.

Por fim, trazemos uma parte da história vitoriosa de um dos maiores clubes Sul-Americanos. O tricolor retoma os trabalhos atuais comandado pelo recente técnico contratado, Dorival Júnior.

Foto Destaque: Divulgação/São Paulo FC